Blog • News

Sustentabilidade.

Como espécies nativas contribuem para um paisagismo mais sustentável e vivo

Você sabe citar cinco espécies nativas da Mata Atlântica no projeto paisagístico do seu prédio ou da sua casa? Se sim, saiba que você é um dos poucos. Isso porque há um paradoxo: no país mais biodiverso do planeta, 90% da vegetação usada em paisagismo é de origem estrangeira. Sozinha, a Mata Atlântica reúne cerca de 35% das espécies do país. Ou seja, o potencial é imenso.

São várias as razões para escolher espécies nativas em um projeto. Uma das principais diz respeito ao próprio desenvolvimento e vitalidade das plantas. Aquelas que cresceram há milhares de anos na Mata Atlântica criaram mecanismos de adaptação ao clima local, ou seja, estão naturalmente equipadas para lidar com os desafios climáticos, como a variação sazonal.

Além disso, elas desenvolveram raízes e mecanismos de absorção de nutrientes adaptados às características específicas do solo da região. Isso permite que essas espécies tenham um crescimento melhor e mais saudável. 

Elas também criaram relações de coevolução com outros organismos de seu habitat natural, como insetos polinizadores e animais dispersores de sementes. São justamente essas interações parte essencial para a reprodução e sobrevivência das plantas. Ao escolhê-las para um projeto, as relações são preservadas e, com isso, a biodiversidade local é favorecida.

A decisão de cultivar espécies nativas colabora, ainda, para manter o equilíbrio ecológico da Mata Atlântica. As espécies estão integradas em complexas redes de interações com outros seres vivos, como fungos, animais e microorganismos, o que contribui para a manutenção da saúde dos ecossistemas – regulação do ciclo de nutrientes, controle de pragas e polinização das plantas.

O Brasil é o país mais biodiverso do mundo. Ao incorporar plantas nativas em projetos paisagísticos, a biodiversidade é conservada, já que os ecossistemas a que elas estão ligadas será mantido e a identidade ecológica da região, também. Além, é claro, de evitar que as espécies sejam ameaçadas de extinção devido à perda de seu habitat.

O projeto Noar possui 100% de espécies nativas em seu paisagismo, constituído por uma diversidade de 32 diferentes espécies.

SELO DE BIODIVERSIDADE NATIVA DO PROJETO

Abaixo, te contamos mais sobre seis espécies de plantas que cultivamos no espaço de vendas do Noar, em Curitiba, e que podem ficar lindas na sua casa ou no seu projeto. Todas nativas da Mata Atlântica, bioma do estado.

Pitanguinha (Eugenia mattosii)

Arbusto nativo da Mata Atlântica que produz pequenos frutos vermelhos, comestíveis para pessoas e pássaros.

Heliconia (Heliconia farinosa)

A helicônica é comum no interior das florestas nativas, e suas belas flores muito visitadas por beija-flores.

Orelha de onça (Pleroma heteromalla)

Espécie de folhas aveludadas nativa da Mata Atlântica do alto da Serra do Mar. Suas flores são procuradas por abelhas e outros polinizadores.

Caliandra (Calliandra brevipes)

Produtora de belas flores, a caliandra gosta de viver entre as pedras de rios encachoeirados, como da Serra do Mar.

Cereja brasileira (Eugenia involucrata)

Essa frutinha doce da Mata Atlântica já foi muito comum nos antigos quintais da cidade, e as crianças costumavam subir em suas árvores a partir de setembro, quando a árvore fica coberta deles.

Cabeludinha (Plinia glomerata)

A cabeludinha ou jabuticaba-amarela é um arbusto da Mata Atlântica que produz frutos muito doces e suculentos em seus galhos. As abelhas sem ferrão também adoram suas flores.

Palmito Jussara (Euterpe edulis)

Ameaçada de extinção na Mata Atlântica, o palmito jussara é uma palmeira “prima” do açaí da Amazônia, que produz frutos que alimentam grande parte dos bichos da floresta, sendo por isso, muito importante para a preservação do meio ambiente.

Jerivá (Syagrus romanzoffiana)

Essa palmeira possui coquinhos amarelos doces e comestíveis que antigamente eram conhecidos como “chiclete” das crianças.

Quer conhecer mais sobre o projeto do Noar? Te contamos mais neste post e nest post.

Conheça detalhes do Noar em nosso espaço de vendas. Reserve sua unidade.

📍 Rua Belém, 198 – Cabral. Aberto todos os dias.