Blog • News

Arquitetura.

Conheça detalhes do Noar, primeiro projeto da FGMF no Sul do Brasil.

O Noar é um nascimento de Curitiba. Ao nascer, também reinterpreta a arquitetura feita por aqui, em especial no Cabral, bairro emblemático da capital paranaense. A ligação com a vizinhança está na essência do prédio, que esbanja autenticidade em um projeto icônico e atemporal.

A arborização tão característica da cidade serviu de inspiração para o projeto. Da parte arquitetônica, quando foi repassada à fachada do prédio pelo premiado escritório FGMF, ao paisagismo da Cardim Arquitetura Paisagística, que constrói uma verdadeira Mata Atlântica em plena área central.

O trio de arquitetos da FGMF, Fernando Forte, Rodrigo Marcondes e Lourenço Gimenes, desenhou um prédio que pode ser visto somente por aqui. Isso porque foi pensado para ser autêntico e fora dos padrões encontrados em qualquer grande cidade do País ou do mundo. Um prédio que se desenvolve a partir de seu entorno e promove essa conexão.

Este é o primeiro projeto assinado pelo escritório no Sul do Brasil, um marco para a arquitetura da região. Destaca-se por seus traços retos, discretos e elegantes, além do uso de materiais naturais. Reconhecido internacionalmente por suas obras contemporâneas, o trio elabora, em cada novo desafio, uma nova visão de edifício, de objeto e de cidade.

A leveza do prédio é vista logo de cara: a fachada equilibra concreto aparente, plantas e – muito importante – espaços vazios. Com isso, o Noar vai oferecer um ‘respiro’ em meio ao espaço urbano e, assim, expandir a qualidade de vida de quem vive nele ou nos arredores. 

O Noar contará com 21 pavimentos em um terreno de mais de mil m², com apartamentos, casas suspensas e casas garden. Serão 48 variações possíveis de plantas, que privilegiam a individualidade e se adaptam às necessidades de cada morador. 

A sustentabilidade tem espaço central: as esquadrias e vidros de alto desempenho garantem ambientes com até duas vezes mais iluminação natural. Os altos índices de conforto térmico e o aproveitamento da ventilação natural reduzem em 56% o consumo de ar condicionado. Além de o empreendimento dispor de um sistema de captação e reaproveitamento de águas de chuva

Uma verdadeira Mata Atlântica no Cabral

No paisagismo, foram selecionados 31 espécies de plantas nativas, como uma maneira de resgatar as sementes do que é original daqui. Uma pequena floresta desenhada pelo importante botânico e paisagista Ricardo Cardim para promover o bem-estar inerente à essa conexão com a natureza. 

Um trabalho que impacta, também, o próprio paisagismo brasileiro, que no país mais biodiverso do planeta, ainda privilegia vegetações de origem estrangeira.

Leia também: Sustentabilidade em ação: a importância do uso de espécies nativas no paisagismo

Interiores que valorizam o local

A brasilidade aparece como destaque no projeto de interiores criado pelo aclamado Giuliano Marchiorato Studio, Eleito pelo New World Report como o estúdio de arquitetura e design mais inovador do Sul do Brasil. O projeto foi pautado na identidade do escritório: atemporal, contemporânea e voltada para o minimalismo. O mobiliário tem design assinado 100% brasileiro, além de obras de artistas paranaenses nas áreas comuns.

Isso se traduz em um projeto com tons sóbrios e linhas puras, com poucos e bons acabamentos. A ideia é priorizar o conforto dos moradores dentro de todos os ambientes – entra aí o ‘aquecimento’ trazido pela madeira, por exemplo. Os elementos naturais escolhidos, a pedra e a madeira, reforçam a sensação de pertencimento e da naturalidade, o que torna o empreendimento original – afinal, “o que é natural não é igual ao outro, então sempre vai ser único”, ressalta Marchiorato.

Venha conhecer mais sobre o projeto em nosso espaço de vendas. Reserve sua unidade.

📍 Rua Belém, 198 – Cabral. Aberto todos os dias.