Blog • News

Design.

A semana do design

“É o tipo de design que engloba cada vez mais os princípios da economia circular e uma maior consciência ambiental, que considera um objeto muito além de sua função, promovendo e encorajando práticas de compartilhamento e reutilização. A criação de design hoje em dia envolve pensar no futuro, na sua sustentabilidade. Não apenas em termos de uso dos materiais, mas também de processos produtivos, mantendo os padrões de qualidade certificados e universalmente reconhecidos em primeiro lugar, mas também pensando em projetos que irão durar por muito tempo”. Retirado do Manifesto da 57ª edição do Salão do Móvel de Milão, o texto acima apresenta a proposta da mostra – considerada o maior e mais importante evento de design e mobiliário do mundo: refletir sobre o futuro do design e explorar o equilíbrio entre o artesanal e as novas tecnologias.

Entre os dias 17 e 22 de abril, grandes marcas de design de todo o mundo se reúnem na design week milanesa, que dita tendências para a arquitetura e a decoração de interiores. Anualmente, desde 1961 e sempre no mês de abril, Milão se transforma na cidade do design por uma semana, recebendo mais de 300 mil visitantes.

 

 E é claro que o design brasileiro não poderia ficar de fora. Paralelamente ao Salão, a Semana do Design de Milão recebe inúmeras outras mostras, como a Be Brasil, que destaca os principais atributos e diferenciais do design brasileiro –  criatividade, inovação e sustentabilidade – expondo móveis, luminárias, revestimentos e objetos. Nesta edição, os visitantes serão convidados a fazer uma viagem no tempo pelo design brasileiro: desde mestres modernistas como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Sergio Rodrigues até os destaques contemporâneos de Gustavo Martini, Gisela Simas e Jader Almeida, dentre outros tantos talentos.

Já  a mostra Brazil S/A OFF propõe uma retrospectiva das peças que fizeram história nas últimas edição da Brazil S/A, além de apresentar obras inéditas de aproximadamente 15 brasileiros. Ronald Sasson, Sergio Matos, Juliano Guidi, Henrique Steyer, Ines Schertel, Lourena Genovez e Adriana Lohmann são alguns dos designers que irão mostrar suas criações icônicas a fim de homenagear a criatividade brasileira. Vale a visita!

Banco Doop, do curitibano Ronald Sasson, uma das peças que compõem a mostra Brazil S/A OFF