Blog • News

Morar.

Songdo: uma smart city

Na cidade do futuro, todo o lixo é sugado para tubos subterrâneos a fim de ser reciclado, enterrado ou queimado como combustível. Um lago abastecido com água do mar serve como via de transporte para táxis aquáticos, uma opção mais sustentável para a mobilidade urbana. Tudo é controlado por um sistema de internet 4G, que monitora os semáforos, o fluxo de trânsito e a iluminação pública, por exemplo. As áreas verdes ocupam 40% de seu território e suas construções privilegiam a luz natural, armazenam a água da chuva para lavar ruas e irrigar parques, além de contarem com medidores inteligentes, que mostram os  gastos diários com água, energia e gás.

Songdo, na Coréia do Sul, está sendo construída do zero. Com 6 km² de extensão, a cidade já possui 90 mil habitantes, embora a previsão é sua implantação seja concluída apenas em 2020. Uma cidade inteligente, sustentável e tecnológica que busca se tornar um modelo de desenvolvimento urbano para todo o mundo. Songdo segue o conceito das smart cities, que propõe o uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e proporcionar mais segurança e qualidade de vida para seus moradores.

Outras cidades também estão procurando alternativas para se tornarem smart cities. Vancouver, no Canadá, Copenhague, na Dinamarca, ou Dubuque, no estado americano de Iowa, por exemplo, implantaram iniciativas neste sentido. Dentre elas,  um sistema de aluguel de bicicletas com GPS e sensores que avaliam a qualidade do ar, a fim de reduzir a poluição e incentivar outras formas de transporte; construções mais sustentáveis; e novas formas para o descarte de lixo.

Exemplos brasileiros também existem. Porto Alegre recentemente instalou 85 mil pontos de luz automatizados, que reduzem a potência das lâmpadas quando não há pessoas passando. Barueri e Búzios contam com medidores inteligentes de energia, que permitem que os consumidores acompanhem seus gastos diários, gerando assim economia. Em comum, todas buscam investir em tecnologia, sustentabilidade e conectividade a fim de tornar cada cidade um lugar melhor para se viver.