Uma casa inteligente é um ambiente no qual a tecnologia e o design se unem para resolver problemas e tornar o cotidiano mais prático, além de colaborar para uma construção sustentável. A intenção é gerar mais benefícios para os moradores, melhorar a segurança e otimizar o gasto de energia. Confira, na prática, como é possível tornar a sua residência mais inteligente:
Fechadura eletrônica
A fechadura eletrônica ou digital é de fácil instalação e dispensa o uso de chaves. Ela dá mais segurança ao morador, pois costuma vir com alarme antiarrombamento, que funciona acionando um sinal sonoro. Isso acontecerá no caso de cinco tentativas de abertura com a senha errada ou tentativa de violação. Outra vantagem é o fechamento automático, então você não precisa mais ficar com aquela dúvida recorrente se chaveou a porta ou não. A porta trava automaticamente assim que bater, evitando que sua casa fique desprotegida.
Piso aquecido
Apesar do que o nome leva a entender, os pisos aquecidos são uma das tecnologias mais utilizadas para climatizar todo o ambiente. Normalmente, é usado nos banheiros e proporciona mais conforto aos moradores.
O piso aquecido tem dois sistemas mais usuais, que variam conforme o tamanho da casa, ou o tipo de reforma em andamento: o hidráulico, que funciona por água aquecida em uma caldeira, e o elétrico, que pode ser tanto por manta ou cabos calefatores.
O sistema hidráulico é mais usado em imóveis com metragem grande. Já os elétricos é mais fácil de instalar e mais econômico. A tecnologia funciona através de resistências colocadas embaixo do contrapiso da edificação, irradiando calor para o ambiente. O controle desses cabos é feito através de um termostato, onde se programa a temperatura desejada.
Eletrodomésticos autônomos
Nas tarefas do dia a dia, a automação de eletrodomésticos a partir de um click do próprio celular ou tablet possibilita ligar o ar condicionado, máquina de lavar ou cafeteira antes mesmo de chegar em casa. Ações como essas costumam agilizar algumas tarefas recorrentes, como lavar roupas e louças.
Tomada para carro elétrico
A casa inteligente também passa pela garagem. Com o carro elétrico tornando-se uma realidade é importante prever uma tomada para carregá-lo. Por exigência de segurança do padrão NBR5410, a rede deve ser aterrada. E para quem pensa que o custo de energia é muito alto, a realidade não é bem assim, o custo é mais baixo do que se pensa.
Sensores de presença
Mais populares e conhecidos, os sensores de presença normalmente são usados em áreas comuns e servem para acender as luzes somente quando é preciso e, assim, é possível economizar energia. Eles detectam a presença das pessoas pelo calor emitido pelos movimentos através do infravermelho.
Sistema de aquecimento solar de água
O aquecedor de água com energia solar é a melhor maneira de economizar energia elétrica (e dinheiro) e ainda assim ter a água sempre quente no chuveiro ou torneira, pois o processo de aquecimento ocorre por meio do calor do sol, que é uma fonte de energia gratuita e que não prejudica o meio ambiente.
Reaproveitamento de água
Reutilizar a água da chuva, além de ser uma atitude sustentável que pode ser prevista num projeto arquitetônico, também gera economia. Filtrá-la e reutilizá-la de forma sustentável para lavar áreas comuns, dar descarga e irrigar o jardim já diminui o consumo de água e o valor da conta no final do mês.