Blog • News

ArquiteturaSustentabilidade.

Mostra Arquitetura para Curitiba 2019: Cidade Presente, Cidade Ausente

A 3ª edição da Mostra Arquitetura para Curitiba apresenta provocações e possibilidades para a cidade. Com o tema “Cidade Presente, Cidade Ausente”, a exposição consiste em 22 propostas desenvolvidas em parceria de arquitetos e estudantes dos cursos de arquitetura, que se debruçaram sobre os projetos durante quatro meses.

A mostra terá dois períodos de exibição: o primeiro acontece entre 17 de setembro e 7 de outubro no Mezanino do Palácio Iguaçu; e o segundo, de 15 de outubro a 15 de dezembro, no Memorial de Curitiba. Para o dia da abertura (17), haverá uma palestra com o arquiteto e urbanista Marcos Boldarini, às 19 horas, no Palácio Iguaçu.

“Os temas discutem o vazio urbano, periferias, projetos de habitação, projetos teóricos, desenhos urbanos. A ideia da exposição é essa: ao mesmo tempo em que é solta e criativa, apresenta uma proposta para os problemas das cidades, além de promover uma integração entre escritórios e estudantes”, explica Fábio Domingos Batista, sócio do escritório Grifo e um dos organizadores da exposição.

Entre os arquitetos participantes, estão os premiados escritórios Estúdio 41, Sabóia+Ruiz e Marcos Bertoldi.

A proposta do escritório Marcos Bertoldi Arquitetos analisa as interfaces entre os muros de condomínio e a cidade, utilizando como estudo de caso a Rua Eduardo Sprada – importante e histórica via de conexão de Curitiba. A proposta é reduzir as fronteiras urbanas e melhorar a integração com a rua/cidade.

 

A proposta da Grifo Arquitetura retoma o Plano Diretor de Curitiba de 1965, que previa áreas verdes no meio das quadras do Centro da cidade.

 

Com informações e fotos: Gazeta do Povo e Facebook Arquitetura para Curitiba 2019